Foto: Divulgação/FBF A Copa Governador do Estado não acontecerá neste ano, conforme anunciado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF) em um comunicado na última quarta-feira, dia 8.
A FBF justificou o cancelamento pela baixa adesão dos clubes, sendo necessário o registro de pelo menos seis equipes para a realização do torneio, incluindo quatro da primeira divisão do futebol baiano. Contudo, apenas três clubes da Série A e dois da Série B se inscreveram.
Em sua nota, a Federação destacou a importância do torneio para o fortalecimento dos clubes da Bahia, que teriam a oportunidade de um calendário mais abrangente. A competição estava prevista para começar até 20 dias após o término da primeira fase da Série A e encerrar 20 dias antes do início da Série B, além de oferecer uma vaga em um relevante campeonato nacional. Para estimular a participação, a FBF isentou os clubes das taxas de arbitragem. No entanto, mesmo com essas iniciativas, o número mínimo de inscrições não foi alcançado.
Diante do cancelamento da competição, a terceira vaga para a Copa do Brasil de 2026 será reintegrada à Série A do Baianão 2025, conforme determinado no artigo 15 do Regulamento