Foto: Letícia Martins / EC Bahia Onze dias depois de empatar com o Atlético-MG e se manter em segundo lugar do Campeonato Brasileiro, o Bahia volta a campo em busca da liderança da competição pela quarta vez consecutiva. O adversário será o Fortaleza, às 21h30 desta quinta-feira (horário de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela oitava rodada.
Nas outras três vezes em que esteve próximo de assumir o topo, o Tricolor teve o Athletico-PR como rival direto na briga. O Bahia sempre esteve empatado em pontos com o clube de Curitiba, mas levava a pior no saldo de gols.
Agora, o principal adversário do Esquadrão na briga pelo primeiro lugar do Brasileiro é o Flamengo, que começou a oitava rodada na liderança, com os mesmos 14 pontos do time baiano, mas com saldo de gols superior (7 x 3).
O Flamengo entra em campo um pouco antes do Bahia para enfrentar o Grêmio, às 20h desta quinta (horário de Brasília), no estádio Maracanã. Para ser líder do Brasileirão, o Esquadrão precisa vencer o Fortaleza e torcer por um tropeço do clube carioca.
Outra possibilidade, em caso de triunfo flamenguista, é o clube baiano vencer por goleada e tirar quatro gols de vantagem do time do Rio no saldo de gols.
Ao seu lado na busca pela liderança, o Bahia tem o bom momento traduzido em uma invencibilidade de nove jogos. Em casa, o retrospecto é ainda melhor, já que o Tricolor não perde há 16 partidas.
Classificação do Bahia a cada rodada do Brasileirão:
O Bahia não poderá contar com Thaciano, meio-campista que tem atuado como referência ofensiva da equipe e está suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos. Os atacantes Ademir, Biel e Rafael Ratão brigam pela vaga para formar dupla com Everaldo.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/T/i/9viurGQr6Y6p2Zy4bmUQ/53759704962-0838962921-k.jpg)
Ademir tem chance de ser titular no ataque; Gilberto deve ser o substituto de Arias — Foto: Letícia Martins/EC Bahia
No sistema defensivo, Gilberto deve ser o substituto de Santiago Arias na lateral-direita, já que o colombiano está com a seleção colombiana.
Com isso, o Bahia deve ir a campo com: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Ademir [Biel ou Rafael Ratão] e Everaldo.
Quando: quinta-feira, 13 de junho;
Onde: Arena Fonte Nova, Salvador;
Horário: 21h30 (de Brasília);
Time provável: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Ademir [Biel ou Rafael Ratão] e Everaldo;
Desfalques: Thaciano (suspenso); Arias (com seleção colombiana); e Acevedo (em recuperação de lesão);
Pendurados: Gabriel Xavier, Everaldo, De Pena, Everton Ribeiro e Kanu;
Arbitragem: Felipe Fernandes de Lima (MG) apita o jogo auxiliado por Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e por Felipe Alan Costa de Oliveira (MG). Daiane Muniz (FIFA/SP) será responsável pela arbitragem de vídeo (VAR).