Campeonato Ucraniano é suspenso após invasão da Rússia e atletas brasileiros aguardam posicionamento
24/02/2022 | 18:08:31 Paulo Melo
Foto: Reprodução

O Campeonato Ucraniano está suspenso. A medida foi publicada em site oficial da organização do torneio, nesta quinta-feira (24). 

O curto comunicado afirma que o campeonato nacional foi adiado por conta da lei marcial imposta na Ucrânia, invadida pelo exercito russo nesta madrugada. Os clubes locais teriam reunião nesta quinta para decidir a suspensão da competição. 

"Devido à imposição da lei marcial na Ucrânia, o Campeonato Ucraniano está suspenso", publicou a Premier League Ucraniana (UPL).

Alguns times da Ucrânia já tinham liberado os atletas das atividades, no entanto, outras agremiações seguiram trabalhando normalmente, como Shakhtar e Dínamo de Kiev, clubes com muitos jogadores brasileiros. 

Situação de brasileiros que jogam na Ucrânia

Atletas que defendem Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev pediram ajuda ao governo brasileiro para deixar a Ucrânia. Presos num hotel em Kiev, capital do país, os jogadores publicaram um vídeo em redes sociais.

"Nos sentimos realmente abandonados, porque não sabemos o que fazer. As notícias não chegam até nós, a não ser as do Brasil [...]. Saímos com uma peça de roupa e não sabemos como vamos resolver a situação", disse a esposa de um dos jogadores.

O Shakhtar Donetsk tem 13 atletas brasileiros no elenco. Jogadores conhecidos do futebol nacional defendem a equipe, como Júnior Moraes, Pedrinho, David Neres, Alan Patrick e Marlon. Clubes como Dínamo, Zorya, Luhansk e Metalist também contam com atletas do Brasil. 

Nesta manhã, companheiros do atacante David, ex-Vitória, tranquilizaram familiares e amigos. Os atletas estavam em pré-temporada com o Metalist na Turquia e retornariam para a Ucrânia nesta quinta-feira (24). Por meio de redes sociais, Matheus Peixoto e Paulinho Boia afirmaram que estão longe dos locais de confronto e aguardam posicionamento do clube e da embaixada brasileira. Diante da situação, voos foram cancelados.

O volante Edson, ex-jogador do Bahia, afirmou em mensagem  que ele e os companheiros de clube estão bem. O atleta deixou o Tricolor para assinar com o Rukh Lviv no final da última temporada. O clube fica numa cidade localizada no oeste da Ucrânia, cerca de 530 km de distância da capital Kiev. 

Ainda de acordo com informações divulgadas pelo jogador, o Rukh Lviv planeja conseguir um veículo para atravessar a fronteira com a Polônia em breve.

 

Compartilhe!
Destaques Destaques